terça-feira, março 24, 2009

Em 2005, li um livro chamado, - Em Busca do Prato Perfeito - em muitos momentos, consegui me enchergar nos lugares onde ele estava, e sentir o cheiro, o gosto, e tudo que estava em volta. Sudoeste Asiatico, China e India foram os destinos que mais me marcaram.

Muito da minha inspiração gastronomica vem dessa descoberta dos sabores da Asia.
Que sáo frescos, coloridos, autenticos e marcantes, como o Brasil, que tem uma culinaria bem democratica e cheia de ingredientes que sao exclusivamentes daqui.

Misturar isso tudo com o tradicional, com o que lembro de sabores da infancia e criar algo novo, é o que me satifaz. Hoje substituo tranquilamente o creme de leite de um prato por leite de coco, nao tenho receio algum em substituir ingredidentes e criar o novo, e acredito que este seja o maior diferencial de novos cozinheiros. Não ter medo de ousar.

Porém existem aspectos que são insubstituiveis, e o principal é utilizar os alimentos a seu favor.
Encontrei em uma revista a definição perfeita para o que acabei de dizer:

"O garfo é a ferramenta mais poderosa para transformar a saúde e melhorar o humor, a mente e o metabolismo."

Então é isso, ser prudente nas escolhas, mas não ter medo de ousar!


* Em Busca do Prato Perfeito - escrito Anthony Bourdean, Chef de Cozinha de NYC do famoso Les Halles

Nenhum comentário: